SSD M.2 não reconhecido: como corrigir e recuperar seus dados
Os SSDs M.2 são uma boa opção para fazer upgrade do armazenamento e melhorar o desempenho. No entanto, às vezes o SSD M.2 não é detectado ou exibido corretamente no sistema. Se você está enfrentando esse problema, este post da equipe MiniTool ensina como proceder.
O que é SSD M.2?
O SSD M.2 é um tipo de unidade de estado sólido (SSD). Mais especificamente, é um SSD de fator de forma pequeno usado por placas de expansão de armazenamento montadas internamente. Por exemplo, o SSD Crucial T700 PCIe Gen5 NVMe é um SSD M.2 recém-lançado com altas velocidades de leitura e gravação, sendo bastante utilizado por gamers.
O SSD M.2 geralmente é projetado para o armazenamento de alto desempenho em dispositivos finos e com restrição de energia, como notebooks e tablets. Ele é menor do que outros tipos de SSDs, como o mini-serial Advanced Technology Attachment (mSATA).
O SSD M.2 não aparece ou não é detectado no PC
Geralmente, o SSD M.2 é usado para expandir o armazenamento de notebooks ou tablets. Após instalar o SSD no dispositivo ou conectá-lo ao computador, você pode perceber que o SSD M.2 não está aparecendo ou sendo detectado no BIOS, nem no Gerenciamento de Disco ou no Explorador de Arquivos.
O que aconteceu? Por que seu SSD M.2 não está aparecendo no BIOS? Por que o SSD M.2 não é detectado no Gerenciamento de Disco ou no Explorador de Arquivos?
Confira as principais causas desse problema:
1º caso: o SSD M.2 não está aparecendo no BIOS
- As configurações do BIOS não estão definidas corretamente e o SSD M.2 não está habilitado.
- SSD M.2 não está conectado corretamente ao seu PC.
2º caso: o SSD M.2 não está aparecendo no Gerenciamento de Disco ou no Explorador de Arquivos
- Driver está desatualizado ou corrompido.
- Há erros ou setores defeituosos no SSD.
- SSD não tem uma letra de unidade definida.
- A unidade M.2 não foi inicializada.
- Sistema de arquivos da partição SSD está danificado.
- Você não criou partições no SSD M.2.
Como recuperar dados de um SSD M.2 que não está aparecendo no PC?
O que fazer se o SSD M.2 não estiver sendo detectado pelo PC? Claro, a correção do erro e restauração do funcionamento do dispositivo é uma prioridade. No entanto, se houver dados importantes gravados no SSD, é altamente recomendável resgatar seus arquivos antes de corrigir o problema.
Nesse caso, você pode usar o MiniTool Power Data Recovery para recuperar dados do SSD M.2 que não está aparecendo ou sendo detectado no Explorador de Arquivos.
Esta ferramenta de recuperação de arquivos é especialmente projetada para recuperar dados de HDs internos do computador, HDs externos, unidades flash USB, cartões SD e quaisquer outros tipos de dispositivos de armazenamento de dados.
Com a edição gratuita deste software, você pode verificar a unidade da qual deseja recuperar dados e e recuperar até 1 GB de arquivos sem pagar nada.
MiniTool Power Data Recovery FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Vejamos agora como recuperar dados de um SSD M.2 que não está aparecendo no seu PC.
Passo 1: baixe e instale o MiniTool Power Data Recovery gratuito em sua máquina. Em seguida, inicie o programa para entrar em sua interface principal. Este software exibirá todas as unidades que conseguir detectar em Unidades Lógicas.
Passo 2: verifique se o SSD problemático é exibido/detectado. Se você consegue ver o dispositivo na lista, pode usar este software para resgatar os arquivos salvos nele. Em seguida, passe o mouse sobre o SSD e clique no botãoVerificar para iniciar a varredura da unidade.
Passo 3: o processo de verificação durará alguns minutos. Aguarde pacientemente até a conclusão. Em seguida, você pode ver os arquivos encontrados na verificação, incluindo arquivos existentes e excluídos.
Normalmente, esses arquivos são categorizados por três caminhos: Arquivos Excluídos, Arquivos Perdidos e Arquivos Existentes. Você pode abrir cada caminho para encontrar os arquivos que deseja recuperar. Se quiser apenas recuperar os arquivos existentes, pode selecionar diretamente toda a pasta Arquivos Existentes.
Passo 4: após selecionar os arquivos necessários, clique no botão Salvar e escolha um local adequado para salvar esses arquivos. Você não deve salvar os arquivos selecionados no local original por duas razões: em primeiro lugar, porque o SSD original ainda não foi reparado; e em segundo lugar, porque quaisquer novos dados podem substituir os arquivos perdidos e excluídos na unidade original.
Se o volume total dos arquivos que você deseja recuperar for menor que 1 GB, esta edição gratuita é suficiente. No entanto, se você quiser recuperar mais arquivos, será necessário adquirir uma edição avançada.
MiniTool Power Data Recovery FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
A linha MiniTool Software fornece diferentes edições para usuários pessoais e empresariais. Se você é um usuário pessoal, a edição Personal Ultimate pode atender plenamente às suas necessidades.
Agora que seus dados estão seguros, você pode reparar a unidade M.2 que não aparece no BIOS/Explorador de Arquivos/Gerenciamento de disco. Na próxima seção, mostramos alguns métodos fáceis em etapas detalhadas.
1ª solução: defina corretamente as configurações do BIOS
Se você quiser usar um SSD M.2 como unidade de inicialização, é preciso defini-lo como o primeiro dispositivo na sequência do BIOS. No entanto, o que fazer quando a unidade M.2 não aparece no BIOS? Em uma situação como essa, você tem duas opções: habilitar a porta do SSD e ativar a opção CSM.
Como habilitar a porta do SSD?
Inicie seu computador no BIOS e vá para a seção Drives. Em seguida, você deve certificar-se de que todas as portas de unidades estão habilitadas.
Como ativar a opção CSM?
Se o seu computador utilizar exclusivamente o modo de inicialização UEFI, mas o SSD é inicializado como um disco MBR, o M.2 provavelmente não será exibido no BIOS. Por outro lado, se o seu computador apenas oferece suporte ao modo de inicialização Legacy, mas o SSD é um disco GPT, você também pode encontrar esse problema.
Para corrigir o problema, você pode alterar o modo de inicialização para UEFI ou BIOS, ou ativar a opção CSM para fazer com que o SSD M.2 seja detectado.
2ª solução: verifique se o SSD M.2 está instalado corretamente
Se o SSD M.2 não estiver aparecendo no BIOS, você também precisa verificar se ele está instalada corretamente. Caso contrário, o SSD M.2 não será detectado com êxito.
Desconecte o SSD M.2 e conecte-o novamente. Certifique-se de que o SSD está firmemente inserido no slot M.2.
3ª solução: inicialize o novo SSD M.2
Um SSD M.2 recém-instalado não pode ser usado diretamente. Primeiro, é necessário inicializá-lo como MBR ou GPT no Gerenciamento de Disco ou usando um gerenciador de partições dedicado, como o MiniTool Partition Wizard. Caso esse procedimento não seja realizado, você pode ver o SSD M.2 no Gerenciamento de Disco, mas não no Explorador de Arquivos.
MiniTool Partition Wizard FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Após inicializar o SSD, você pode ir para o Explorador de Arquivos e conferir se ele aparece normalmente.
4ª solução: atualize ou reinstale o driver SSD
Se o driver do SSD estiver desatualizado ou corrompido, seu computador não o detectará com êxito. Para solucionar esse problema, você pode atualizar ou reinstalar o driver do SSD no Gerenciador de dispositivos.
Passo 1: pressione Windows + X para abrir o menu WinX e selecione o Gerenciador de Dispositivos no menu para abri-lo.
Passo 2: expanda a seção Unidades de disco e clique com o botão direito do mouse na unidade SSD.
- Para atualizar o driver de dispositivo, clique em Atualizar driver, em procurar drivers automaticamente e siga os guias na tela para atualizar o driver para a versão mais recente.
- Se quiser reinstalar o controlador do SSD, clique em Desinstalar dispositivo e em Desinstalar na interface pop-up para desinstalar o controlador. Em seguida, reinicie o computador para que o sistema transfira e instale automaticamente a versão mais recente do controlador no dispositivo.
Após esses dois passos simples, você pode conferir se o SSD M.2 pode ser detectado com sucesso pelo seu PC.
5ª solução: atribua uma letra de unidade para o SSD
No Explorador de Arquivos, você só pode ver os discos que têm letras de unidade definidas. Se você esquecer de atribuir uma letra de unidade para o SSD ou remover a letra da unidade por engano, será necessário defini-la novamente.
Nesse caso, você deve acessar o Gerenciamento de disco para encontrar esse SSD e adicionar uma letra de unidade para ele. Se preferir, você também pode usar o recurso Alterar letra da unidade no MiniTool Partition Wizard para atribuir uma nova letra para o SSD M.2.
Como adicionar uma letra de unidade no Gerenciamento de disco?
Passo 1: pressione Windows + X e selecione Gerenciamento de disco no menu WinX.
Passo 2: clique com o botão direito do mouse no SSD que não tem letra de unidade e selecione Alterar letra e caminhos da unidade no menu de contexto.
Passo 3: clique no botão Adicionar na próxima página.
Passo 4: escolha uma letra de unidade para o SSD M.2.
Passo 5: clique em OK para salvar a alteração.
Agora, o SSD tem uma letra de unidade atribuída e deve aparecer normalmente no Explorador de Arquivos.
Como atribuir uma letra de unidade usando o MiniTool Partition Wizard?
Passo 1: baixe e instale o MiniTool Partition Wizard no seu computador Windows.
MiniTool Partition Wizard FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Passo 2: Abra o software para entrar em sua interface principal.
Passo 3: clique com o botão direito do mouse na partição no SSD e selecione Alterar letra.
Passo 4: escolha uma letra para ele.
Passo 5: clique em OK para continuar.
Passo 6: clique em Aplicar no canto inferior esquerdo para executar a operação.
Agora, você deve ver o SSD M.2 normalmente no Explorador de Arquivos ou no BIOS.
Se você executou os passos acima mas continua sem conseguir ver a unidade, experimente a próxima solução.
6ª solução: execute o CHKDSK para o SSD M.2
CHKDSK é um comando que pode ser usado no prompt de comando para verificar o sistema de arquivos e os metadados de um volume/partição/disco em busca de erros lógicos e físicos. Se ele for usado sem parâmetros, o chkdsk exibe apenas o status do volume e não corrige nenhum erro. Então, se você quiser usá-lo para corrigir um SSD, deve usar os parâmetros /r, /f e /x. Além disso, o SSD também deve ter uma letra de unidade para que seja possível executar esse comando.
Agora, siga os passos abaixo para executar o CHKDSK em um SSD:
Passo 1: clique no ícone de pesquisa na barra de tarefas e pesquise cmd.
Passo 2: clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e selecione Executar como administrador.
Passo 3: Digite chkdsk /*: /f /r no prompt de comando e pressione Enter. Substitua * pela letra da unidade do SSD.
Aguarde a conclusão do processo. Ao final, você pode fechar o prompt de comando e ver se o problema foi resolvido.
7ª solução: formate o SSD M.2
Se nenhum dos métodos acima funcionar, você pode optar por formatar a unidade M.2.
MiniTool Power Data Recovery FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Se o SSD não estiver aparecendo no Explorador de Arquivos, você pode formatar a unidade no Gerenciamento de Disco.
Passo 1: clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar (o ícone do Windows na barra de tarefas) e no Gerenciamento de Disco para abri-lo.
Passo 2: clique com o botão direito do mouse no SSD e selecione Formatar.
Passo 3: escolha um sistema de arquivos e uma letra para o SSD, se necessário.
Passo 4: desmarque a opção Formatação Rápida, se necessário.
Passo 5: clique em Sim para começar a formatar a unidade.
Conclusão
Neste post, mostramos algumas formas práticas de corrigir um SSD M.2 que não aparece no BIOS, no Gerenciamento de Disco ou no Explorador de Arquivos. Esperamos que você possa encontrar um método adequado para você. Além disso, se quiser recuperar dados de um SSD ou outros tipos de dispositivos de armazenamento, experimente o MiniTool Power Data Recovery.
MiniTool Power Data Recovery FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Se você encontrar problemas ao usar o software MiniTool, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail support@minitool.com.